quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Está quase.

Hoje tive a tarde livre! E quando digo livre, refiro-me a estar sem urgência para realizar alguma tarefa porque coisas para fazer existem sempre. Há muito tempo que isto não acontecia!
Faltam poucos dias para começar o curso e já começo a ficar impaciente. Isto de ser estudante online tem que se lhe diga. O módulo de ambientação não me correu "às mil maravilhas". Com o casamento e a lua de mel a coincidir não consegui acompanhar devidamente os desenvolvimentos. Tentei realizar todas as actividades, dedicando mais tempo a umas que a outras. Second Life, Delicious, Flickr, Blogue... Uffff! Pensando bem, já aprendemos/melhorámos uma série de ferramentas das quais, confesso, pouco sabia.
Um dos aspectos mais importantes é a organização. Não temos horário de aulas presenciais, pelo qual nos poderíamos guiar e organizar o nosso dia. O grande desafio prende-se com isto mesmo: organizar o nosso dia de forma a poder dedicar o tempo necessário às unidades curriculares. A gestão do tempo, a motivação e a auto-disciplina são aspectos que dependem de nós e podemos controlá-los. No entanto, devemos ter em consideração aqueles que nos são alheios, como por exemplo, a ligação de Internet de que dispomos. Eu tenho duas em casa (fixa e móvel) e só eu sei como uma delas falha; o tempo que passo ao telefone para resolver problemas com a net poderia muito bem ser o tempo dedicado ao curso... A outra é "lentinha". Bem, é só esperar para ver e fazer figas para não ter imprevistos.
Um outro aspecto é a comunicação; como nos dirigimos a colegas e professores? Assinar uma mensagem, cumprimentar, despedirmo-nos... Há quem o faça, outros nem tanto. Como se processa a comunicação professor/aluno/professor? Nunca fui fã das conversas online prolongadas. Se intervenho demais, sou chatinha; se participo pouco, não me estou a aplicar. Como se atinge o equilíbrio? Penso que aqui entra o bom senso de cada um. E por falar nisso, diz-me o meu que já me estou a esticar um bocadinho, portanto, vou ficar por aqui.
Até breve.

domingo, 14 de fevereiro de 2010

AO TRABALHO!

Primeira etapa cumprida.


Agora, começa o trabalho. Espero que este se transforme num espaço de partilha de conhecimentos, pensamentos (positivos ou negativos) e experiências.

A todos os que me visitarem (e aos outros, também), desejo um excelente trabalho.


Até breve.